sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CARTA DE AMOR DE UM SOLDADO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.



O por­tal “Letters of Note” divul­gou uma carta bafão escrita pelo sol­dado Brian Keith à Dave, um outro sol­dado por quem Brian se apai­xo­nou em 1943, quando se conhe­ce­ram no Norte da África.
A carta foi escrita por oca­sião do seu ani­ver­sá­rio e publi­cada pela pri­meira vez em setem­bro de 1961 pela “Revista ONE”, uma revista pro-gay pio­neira que come­çou a ser publi­cada em 1953. A carta ori­gi­nal se encon­tra, dizem, na Biblioteca do Congresso dos EUA.
Segue o que está escrito na carta:
“Esta é em memó­ria do ani­ver­sá­rio — 27 de outu­bro de 1943 — quando o ouvi can­tar pela pri­meira vez no Norte da África. Esta can­ção traz lem­bran­ças dos momen­tos mais feli­zes que já vivi — lem­bran­ças do show de um sol­dado das tro­pas ame­ri­ca­nas — cor­ti­nas fei­tas com tecido de diri­gí­vel — lumi­ná­rias fei­tas a par­tir de latas de cho­co­late — ensaios que se pro­lon­ga­vam até tarde da noite… e um rapaz bonito, com uma voz de tenor mara­vi­lhosa… são memó­rias de uma de uma noite chu­vosa e dois sol­da­dos enso­pa­dos debaixo de uma árvore soli­tá­ria na pla­ní­cie afri­cana… Lembranças de uma noite fria e ven­tosa, em que nos mete­mos em um tea­tro para sol­da­dos e ador­me­ce­mos em uma cober­tura atrás dos bas­ti­do­res, os dois, pre­sos nos bra­ços um do outro, e as lem­bran­ças do impacto cau­sado ao acor­dar e ver que, mila­gro­sa­mente, não tínha­mos sido des­co­ber­tos… Lembranças da feli­ci­dade de quando nos dis­se­ram que iría­mos para casa e a devas­ta­ção que sen­ti­mos quando sou­be­mos que não iría­mos jun­tos. A des­pe­dida calo­rosa em uma praia iso­lada sob o céu repleto de estre­las da noite afri­cana e as lágri­mas que não para­vam de cair enquanto, no cais, eu via seu com­boio ir longe no horizonte.
Nós pro­me­te­mos que esta­ría­mos jun­tos nova­mente “em casa”, mas o des­tino sabia mais do que nós. Nunca acon­te­ceu. E assim, Dave, eu espero que, onde quer que você esteja, essas memó­rias sejam tão pre­ci­o­sas para você como são para mim.
Boa noite, durma bem, meu amor.
Brian Keith.”